1996 - Itamar 1600
Itamar-1600
Descrição
VW Fusca 1996: O Adeus Definitivo (Era Itamar)
O ano de 1996 carrega uma carga emocional histórica: foi o último ano de fabricação do Fusca no Brasil. Encerrando a "Era Itamar" (iniciada em 1993), a Volkswagen despediu-se do besouro com melhorias mecânicas significativas e uma edição final luxuosa.
- Série Ouro: A grande estrela do ano. Uma edição limitada de despedida (aprox. 1.500 unidades), com estofamento exclusivo do Pointer, vidros verdes, faróis de neblina, painel com fundo branco e a cor emblemática "Vermelho Dakar" (além de Prata Lunar, Verde Nice, etc.).
- Mecânica "Limpa": Equipado com o motor 1600 a ar (dupla carburação), mas modernizado com catalisador e ignição eletrônica para atender às novas leis de emissão de ruídos e poluentes da época.
- Acabamento Itamar: Mantinha os para-choques na cor do veículo com friso de borracha, volante espumado mais moderno e os bancos dianteiros herdados do VW Gol, oferecendo mais conforto que os modelos clássicos.
- Fim da Linha: A produção foi oficialmente encerrada em junho de 1996 na fábrica de São Bernardo do Campo, deixando o Fusca Mexicano como o único em produção no mundo até 2003.
Ficha Técnica
Lanternas
Lanternas 'Fafá' (2ª Série de 1979 a 1980 (1300-L); 2ª Série de 1979 a 1986 (1600); 1983 (1300) e 1993 a 1996 (1600))
Piscas
Piscas com lentes ainda maiores, chamadas de 'sorriso largo'. Capas cromadas ou na cor da carroceria (2ª Série de 1970 a 1996)
Maçanetas Internas
Maçanetas internas com acabamento cinza (1993 a 1996)
Trava de Capô Dianteiro
Trava do capô dianteiro com acabamento preto (1984 a 1986; e 1993 a 1996 (Itamar))
Trava de Capô Traseiro
Trava do capô traseiro pintada de preto (1984 a 86 e 1993 a 96)
Nariz de Placa
Nariz de placa (Últimas mudanças) (2ª Série de 1970 a 1986; e 1993 a 1996)
Painéis
Painel (Novos tempos): série 'Itamar' (1993/96)
Para-Choques
Para-choques de lâmina simples, com borracha de proteção (opcional) e pintura na cor da carroceria (série 'Itamar' (1993/96))
Retrovisores
Retrovisor de plástico (2ª Série de 1978 até 1996 (série 'Itamar', inclusive))
Volantes
Volante do 'Gol' com símbolo VW ou lobo de Wolfsburg na buzina (toda a linha Fusca (1982 a 1996))
Volante opcional, espumado e com raios largos. Série Itamar (1993/96)
Vigia Traseiro
Vigia traseiro retangular maior: 'Modelinho' (2ª Série de 1966 até encerramento da série 'Itamar', em 1996 (lembrando que na Europa e no México existiram carrocerias com vidros maiores))
Tapeçaria
Tapeçaria com banco revestido com tecido 'Itamaracá': série 'Itamar' (1993/94)
Tapeçaria com banco revestido com tecido 'Dunas': série 'Itamar' (1995/96)
Tapeçaria com bancos revestidos com tecido aveludado no padrão do então VW Pointer: Série Ouro (1996)
Velocímetros
Velocímetro 'quadrado' graduado até 160 km/h: série 'Itamar' (1993/96)
Velocímetro 'quadrado' de fundo branco, graduado até 160 km/h: Série Ouro (1996)
Rodas
Rodas aro 15'' pintadas de alumínio, com 20 aberturas e calota plástica "copinho": 1500 (1974/75), 1300-L (1975/80), 1300 (1975/83), Série Prata (1980), 1300 GL (1982) e 1600 (1984/86 e 1993/96)