1986 - Última Série

UltimaSerie

País: Brasil
Era: Fuscão e Luxo
Edição: Última Série (1986)
Cores: (Toque na cor para ver o nome)

Descrição

VW Fusca 1986: A Primeira Despedida

O ano de 1986 marcou o fim de uma era: a Volkswagen encerrava, pela primeira vez, a produção do Fusca no Brasil após 27 anos ininterruptos. Os modelos deste ano são altamente valorizados por representarem o ápice da evolução do "Fusca clássico" antes da era Itamar.

  • Visual "Fafá": Mantinha as grandes lanternas traseiras redondas (apelidadas de "Fafá") introduzidas em 1979, garantindo maior visibilidade e segurança.
  • Tampa do Motor: Uma característica técnica marcante deste ano (e de 1985) são as aletas (rasgos) de ventilação na tampa do motor, idênticas às da Brasília, necessárias para a refrigeração do motor 1600.
  • Motorização: Vinha equipado com o motor boxer 1600 a ar, conhecido como "Torque", majoritariamente na versão a álcool (devido ao Proálcool da época), oferecendo melhor desempenho que os antigos 1300/1500.
  • A Versão "Última Série": Para marcar o fim, a VW lançou uma edição especial de 850 unidades na cor Azul Stratos (Metálico). Esses carros vinham com vidros verdes, desembaçador traseiro, forração de luxo e uma chave de ouro com plaqueta comemorativa.
FUSCA
Foto principal do 1986 Última Série

Ficha Técnica

Lanternas

Foto da característica: Lanterna Fafá
Lanterna Fafá (Standard) (Período: 1979 - 1996)

Lanternas 'Fafá' (2ª Série de 1979 a 1980 (1300-L); 2ª Série de 1979 a 1986 (1600); 1983 (1300) e 1993 a 1996 (1600))

Piscas

Foto da característica: Pisca Sorriso Largo
Pisca Sorriso Largo (Standard) (Período: 1970 - 1996)

Piscas com lentes ainda maiores, chamadas de 'sorriso largo'. Capas cromadas ou na cor da carroceria (2ª Série de 1970 a 1996)

Maçanetas Internas

Foto da característica: Maçaneta Interna Embutida Preta
Maçaneta Interna Embutida Preta (Standard) (Período: 1978 - 1986)

Maçaneta de porta interna embutida na forração preta (1978 a 1986)

Trava de Capô Dianteiro

Foto da característica: Trava Capô Dianteiro Botão Preto
Trava Capô Dianteiro Botão Preto (Standard) (Período: 1984 - 1996)

Trava do capô dianteiro com acabamento preto (1984 a 1986; e 1993 a 1996 (Itamar))

Trava de Capô Traseiro

Foto da característica: Trava Capô Traseiro Botão Preto
Trava Capô Traseiro Botão Preto (Standard) (Período: 1984 - 1996)

Trava do capô traseiro pintada de preto (1984 a 86 e 1993 a 96)

Nariz de Placa

Foto da característica: Nariz de Placa Moderno
Nariz de Placa Moderno (Standard) (Período: 1970 - 1996)

Nariz de placa (Últimas mudanças) (2ª Série de 1970 a 1986; e 1993 a 1996)

Painéis

Foto da característica: Painel Luxo Exclusivo Última Série
Painel Luxo Exclusivo Última Série (Standard) (Período: 1986 - 1986)

Painel (Luxo exclusivo): Última Série (1986)

Foto da característica: Painel Instrumentos Quadrados 1600
Painel Instrumentos Quadrados 1600 (Standard) (Período: 1982 - 1986)

Painel com instrumentos quadrados: linha 1600 (1982 e 1984/86)

Retrovisores

Foto da característica: Retrovisor de Plástico
Retrovisor de Plástico (Standard) (Período: 1978 - 1996)

Retrovisor de plástico (2ª Série de 1978 até 1996 (série 'Itamar', inclusive))

Volantes

Foto da característica: Volante do Gol
Volante do Gol (Standard) (Período: 1982 - 1996)

Volante do 'Gol' com símbolo VW ou lobo de Wolfsburg na buzina (toda a linha Fusca (1982 a 1996))

Vigia Traseiro

Foto da característica: Vigia Traseiro Retangular Maior Modelinho
Vigia Traseiro Retangular Maior Modelinho (Standard) (Período: 1966 - 1996)

Vigia traseiro retangular maior: 'Modelinho' (2ª Série de 1966 até encerramento da série 'Itamar', em 1996 (lembrando que na Europa e no México existiram carrocerias com vidros maiores))

Tapeçaria

Foto da característica: Bancos Courvim Simples com Apoio de Cabeça
Bancos Courvim Simples com Apoio de Cabeça (Standard) (Período: 1984 - 1986)

Tapeçaria com bancos courvim simples com apoio de cabeça nos encostos dianteiros: linha 1600 (1984/86)

Velocímetros

Foto da característica: Velocímetro 160 km/h Aro Cromado
Velocímetro 160 km/h Aro Cromado (Opcional)

Velocímetro graduado até 160 km/h com aro cromado: linha 1600

Foto da característica: Velocímetro Quadrado 160 km/h
Velocímetro Quadrado 160 km/h (Standard) (Período: 1982 - 1986)

Velocímetro 'quadrado' graduado até 160 km/h: linhas 1300 e 1600 (1982/86)

Decodificador de Chassi

Digite o número do chassi (ex: BH123456) para descobrir o ano e modelo do seu Fusca.

Sugerir Edição

Encontrou um erro ou tem uma informação adicional? Avise-nos!