1986 - Última Série
UltimaSerie
Descrição
VW Fusca 1986: A Primeira Despedida
O ano de 1986 marcou o fim de uma era: a Volkswagen encerrava, pela primeira vez, a produção do Fusca no Brasil após 27 anos ininterruptos. Os modelos deste ano são altamente valorizados por representarem o ápice da evolução do "Fusca clássico" antes da era Itamar.
- Visual "Fafá": Mantinha as grandes lanternas traseiras redondas (apelidadas de "Fafá") introduzidas em 1979, garantindo maior visibilidade e segurança.
- Tampa do Motor: Uma característica técnica marcante deste ano (e de 1985) são as aletas (rasgos) de ventilação na tampa do motor, idênticas às da Brasília, necessárias para a refrigeração do motor 1600.
- Motorização: Vinha equipado com o motor boxer 1600 a ar, conhecido como "Torque", majoritariamente na versão a álcool (devido ao Proálcool da época), oferecendo melhor desempenho que os antigos 1300/1500.
- A Versão "Última Série": Para marcar o fim, a VW lançou uma edição especial de 850 unidades na cor Azul Stratos (Metálico). Esses carros vinham com vidros verdes, desembaçador traseiro, forração de luxo e uma chave de ouro com plaqueta comemorativa.
Ficha Técnica
Lanternas
Lanternas 'Fafá' (2ª Série de 1979 a 1980 (1300-L); 2ª Série de 1979 a 1986 (1600); 1983 (1300) e 1993 a 1996 (1600))
Piscas
Piscas com lentes ainda maiores, chamadas de 'sorriso largo'. Capas cromadas ou na cor da carroceria (2ª Série de 1970 a 1996)
Maçanetas Internas
Maçaneta de porta interna embutida na forração preta (1978 a 1986)
Trava de Capô Dianteiro
Trava do capô dianteiro com acabamento preto (1984 a 1986; e 1993 a 1996 (Itamar))
Trava de Capô Traseiro
Trava do capô traseiro pintada de preto (1984 a 86 e 1993 a 96)
Nariz de Placa
Nariz de placa (Últimas mudanças) (2ª Série de 1970 a 1986; e 1993 a 1996)
Painéis
Painel (Luxo exclusivo): Última Série (1986)
Painel com instrumentos quadrados: linha 1600 (1982 e 1984/86)
Retrovisores
Retrovisor de plástico (2ª Série de 1978 até 1996 (série 'Itamar', inclusive))
Volantes
Volante do 'Gol' com símbolo VW ou lobo de Wolfsburg na buzina (toda a linha Fusca (1982 a 1996))
Vigia Traseiro
Vigia traseiro retangular maior: 'Modelinho' (2ª Série de 1966 até encerramento da série 'Itamar', em 1996 (lembrando que na Europa e no México existiram carrocerias com vidros maiores))
Tapeçaria
Tapeçaria com bancos courvim simples com apoio de cabeça nos encostos dianteiros: linha 1600 (1984/86)
Velocímetros
Velocímetro graduado até 160 km/h com aro cromado: linha 1600
Velocímetro 'quadrado' graduado até 160 km/h: linhas 1300 e 1600 (1982/86)