1972 - 1500

Typ 113

País: Brasil
Era: Fusca Moderno
Cores: (Toque na cor para ver o nome)

Descrição

VW Fusca 1972: O Auge do "Fuscão"

O ano de 1972 consolidou o sucesso do Fusca 1500, carinhosamente chamado de "Fuscão". É um ano muito valorizado por colecionadores pois combina a mecânica mais potente do 1500 com a estética clássica dos faróis inclinados ("Olho de Boi"), que seriam abandonados no modelo seguinte.

  • Visual do 1500: O Fuscão 1972 se distinguia pelas lanternas traseiras grandes ("Pata de Cavalo"), capô traseiro com 4 grupos de aletas de ventilação e o "nariz de placa" pintado na cor do carro.
  • Ventilação "Orelha": O modelo 1500 introduziu as entradas de ar em formato de meia-lua atrás das janelas laterais traseiras (conhecidas como "orelhinhas"), exclusivas dessa versão para melhorar a refrigeração interna.
  • Interior Jacarandá: O painel do modelo 1500 mantinha o luxuoso revestimento imitando madeira de Jacarandá, com volante "bumerangue" preto e botões de borracha macia.
  • Mecânica:
    • - 1300: Motor 46 cv, sistema 12v, freios a tambor.
    • - 1500: Motor 52 cv, sistema 12v, freios a disco dianteiros (opcional muito comum), bitola traseira mais larga.
  • Cores Vibrantes: 1972 foi o ano de cores icônicas e vivas, como o famoso Laranja Monza, Amarelo Colonial e Verde Guarujá.
FUSCA
Foto principal do 1972 1500

Ficha Técnica

Lanternas

Foto da característica: Lanterna Tricolor Pata de Cavalo
Lanterna Tricolor Pata de Cavalo (Standard) (Período: 1970 - 1974)

Lanternas com lentes acrílicas tricolores com função de ré, conhecidas como pata de cavalo (1970 a 1974 (1500cc) e 1974 (1600-S))

Piscas

Foto da característica: Pisca Sorriso Largo
Pisca Sorriso Largo (Standard) (Período: 1970 - 1996)

Piscas com lentes ainda maiores, chamadas de 'sorriso largo'. Capas cromadas ou na cor da carroceria (2ª Série de 1970 a 1996)

Maçanetas Internas

Foto da característica: Maçaneta Interna Padrão Fuscão
Maçaneta Interna Padrão Fuscão (Standard) (Período: 1970 - 1973)

Maçanetas internas padrão Fuscão (1970 a 1973)

Trava de Capô Dianteiro

Foto da característica: Trava Capô Dianteiro Botão Cromado
Trava Capô Dianteiro Botão Cromado (Standard) (Período: 1970 - 1983)

Trava do capô dianteiro por botão, cromada (2ª Série de 1970 até 1983)

Trava de Capô Traseiro

Foto da característica: Trava Capô Traseiro Botão Cromado
Trava Capô Traseiro Botão Cromado (Standard) (Período: 1966 - 1983)

Trava do capô traseiro por botão, cromada (2ª Série de 1966 até 1983)

Nariz de Placa

Foto da característica: Nariz de Placa Moderno
Nariz de Placa Moderno (Standard) (Período: 1970 - 1996)

Nariz de placa (Últimas mudanças) (2ª Série de 1970 a 1986; e 1993 a 1996)

Painéis

Foto da característica: Painel Detalhes Pretos
Painel Detalhes Pretos (Standard) (Período: 1970 - 1973)

Painel com detalhes em preto: linha 1300 (2ª Série de 1970 a 1973). Apenas a linha 1971 tem exclusivamente volante 'cálice' claro

Foto da característica: Painel Luxuoso 1500
Painel Luxuoso 1500 (Standard) (Período: 1970 - 1973)

Painel com acabamento luxuoso: linha 1500 (1970 a 1973)

Para-Choques

Foto da característica: Para-choque Lâmina Simples Elevada
Para-choque Lâmina Simples Elevada (Standard) (Período: 1970)

Para-choques de lâmina simples em posição elevada (a partir da 2ª Série de 1970)

Retrovisores

Foto da característica: Retrovisor em Metal Raquetinha
Retrovisor em Metal Raquetinha (Standard) (Período: 1969 - 1978)

Retrovisor em metal conhecido como 'raquetinha' sem bracinho (2ª Série de 1969 até 2ª Série de 1978)

Volantes

Foto da característica: Volante Cálice Preto
Volante Cálice Preto (Standard) (Período: 1970 - 1973)

Volante 'Cálice' preto com aro de buzina cromado: Fuscão 1500 (1970/73). Com aro de buzina sem pintura: 1300 (70/73)

Vigia Traseiro

Foto da característica: Vigia Traseiro Retangular Maior Modelinho
Vigia Traseiro Retangular Maior Modelinho (Standard) (Período: 1966 - 1996)

Vigia traseiro retangular maior: 'Modelinho' (2ª Série de 1966 até encerramento da série 'Itamar', em 1996 (lembrando que na Europa e no México existiram carrocerias com vidros maiores))

Tapeçaria

Foto da característica: Banco de Courvim Caramelo
Banco de Courvim Caramelo (Standard) (Período: 1970 - 1972)

Tapeçaria com banco de courvim caramelo: Fuscão 1500 (1970/72)

Foto da característica: Banco Courvim Preto
Banco Courvim Preto (Standard) (Período: 1970 - 1972)

Tapeçaria com banco courvim preto: padrão na linha Fuscão 1500 (entre 1970 e 1972)

Foto da característica: Banco Courvim Marrom
Banco Courvim Marrom (Standard) (Período: 1972 - 1972)

Tapeçaria com banco courvim marrom: opcional na linha Fuscão de 1972

Velocímetros

Foto da característica: Velocímetro 140 km/h Aro Cromado
Velocímetro 140 km/h Aro Cromado (Standard)

Velocímetro graduado até 140 km/h com aro cromado: linha 1300-L

Foto da característica: Velocímetro 140 km/h Aro Pintado
Velocímetro 140 km/h Aro Pintado (Standard)

Velocímetro graduado até 140 km/h com aro pintado: linha 1300

Rodas

Foto da característica: Ventilada 20 furos calota achatada
Ventilada 20 furos calota achatada (Standard) (Período: 1970 - 1975)

Rodas de 4 parafusos, com 20 aberturas de ventilação e calota achatada (opcional até 75): 1970 a 1973 (1500 e 1500 Standard )

Decodificador de Chassi

Digite o número do chassi (ex: BH123456) para descobrir o ano e modelo do seu Fusca.

Sugerir Edição

Encontrou um erro ou tem uma informação adicional? Avise-nos!