Fuscas Raros: As Séries Especiais que Marcaram Época no Brasil
Publicado em 04 de November de 2025
Além do modelo tradicional que conquistou o coração dos brasileiros, a Volkswagen produziu diversas séries especiais e edições limitadas do Fusca. Esses modelos, hoje raríssimos, traziam acabamentos, cores e acessórios exclusivos. Conheça as principais séries que se tornaram ícones de colecionador.
Série Prata (1980)
O Série Prata trazia um acabamento refinado e esportivo.
Lançado em 1980, o Fusca Série Prata foi uma das primeiras edições especiais de grande destaque. Vinha na cor Prata (Metálico) e contava com acabamentos internos exclusivos, estofamento navalhado e detalhes que o diferenciavam do modelo 1300L padrão da época.
Fusca GL (1983)
O Fusca GL oferecia mais itens de conforto e acabamento.
Introduzido em 1983, o Fusca GL (Gran Luxo) não era exatamente uma série limitada, mas uma versão de acabamento superior. Trazia volante espumado (o "bumerangue"), bancos com encosto de cabeça, e melhores forrações internas, sendo uma resposta da VW para um público que buscava mais conforto no tradicional besouro.
Série Love (1984)
O popular Série Love, conhecido por suas cores vibrantes.
Uma das séries mais lembradas, o Série Love de 1984 foi uma campanha de marketing de grande sucesso. Disponível em cores chamativas como o Azul Copa (Metálico) e o Bege Vime, vinha com o motor 1600 a álcool, rodas de 14 polegadas do Brasília e adesivos "Love" nos vidros.
Série Verde Cristalino (1985)
O elegante Verde Cristalino (Metálico).
Lançado em 1985, este modelo destacava-se pela sua cor exclusiva, o Verde Cristalino (Metálico). Era uma série que apostava na sofisticação, vindo com acabamento interno monocromático em marrom e diversos acessórios que normalmente eram opcionais.
Última Série (1986)
A primeira despedida: o "Última Série" de 1986.
Para marcar o (primeiro) fim da produção do Fusca no Brasil, a VW lançou a "Última Série" em 1986. Foram cerca de 850 unidades, todas na cor Azul Stratos (Metálico), com vidros verdes, desembaçador traseiro, interior em veludo e uma placa comemorativa numerada no painel.
Série Ouro (1996)
O retorno e a despedida final: Série Ouro de 1996.
Após o retorno da produção em 1993 (o "Fusca Itamar"), a VW se despediu definitivamente do modelo em 1996 com a "Série Ouro". Foram 1.500 unidades numeradas, disponíveis apenas na cor Vermelho Dakar e com um pacote completo de opcionais da época, como faróis de neblina, vidros verdes e interior diferenciado.
Bônus: Fusca Ano 1987
O Fusca "fantasma": uma das 5 unidades de 1987.
Este é um dos maiores mistérios da história do Fusca no Brasil. Mesmo com o fim da produção decretado em 1986, 5 unidades do Fusca foram montadas e faturadas em 1987. Esses carros não pertencem a nenhuma série especial, mas sua existência pós-encerramento os torna, talvez, os Fuscas nacionais mais raros e cobiçados por colecionadores.